HomeAgenda de PalestrasClientesParceirosDownloadsImprensaVídeosPodcastCafé com VendasFale Conosco Tel.: (11) / 98772.1462
 
 

Diego Berro - Palestrante de vendas





AGENDA agenda completa
Nenhuma data encontrada
 

PALESTRA DE VENDAS
TREINAMENTO DE VENDAS
ARTIGOS DE VENDAS
GALERIA DE FOTOS
REFERÊNCIAS
LOJA VIRTUAL
SOLICITE ORÇAMENTO
 
VÍDEOS


Palestra de Vendas - Convencao da Ubla Financeira em Aracaju(SE).Palestrante de Vendas Diego Berro.


ENQUETE
O que mais falta para os vendedores de sua empresa?

Treinamento = Melhores Resultados
Atitude = Melhor Comportamento
Comprometimento = Maior Envolvimento
Motivação = Maior Entusiasmo


+ NOTÍCIAS
12/09/2011
Workshop de Vendas em Balneário Camboriú (SC).
30/08/2011
Resultado de nossos Treinamentos de Vendas
01/08/2011
Treinamento de Vendas em São Paulo. Inscreva-se!

ARTIGOS DE VENDAS << Voltar

Persuadir, convencer ou influenciar o cliente?



Embora para a maioria das pessoas persuadir, convencer e influenciar sejam sinônimos, há uma significativa diferença entre seus objetivos. 


Persuadir 

Temos a impressão de que a palavra persuasão é um termo novo, relacionado à comunicação, aos negócios e as vendas. No entanto, a persuasão se remete aos primórdios da mitologia grega (relacionado à deusa Peithô). Persuadir era sinônimo de discurso convincente e persuasivo. 

A palavra persuadir vem do Latim “Persuadere”, que segundo o Dicionário Michaelis, significa “levar a crer ou a aceitar; aconselhar, induzir”. 

O vendedor que busca persuadir o cliente, esta muito mais preocupado em fazê-lo aceitar suas idéias do que entender quais são suas reais necessidades para satisfazê-las. 

Segundo Marcus Tullius Cícero, considerado o maior dos oradores e pensadores políticos romanos da história, persuadir compreende a "Tria Officia", gênero de três espécies ou modos de persuadir: comover (afetiva), agradar (estética) e convencer (lógica). 

Comover estaria relacionado à persuasão através do coração, na qual se persuade mais pela excitação e emoção e menos pelo intelecto. 

Agradar é persuadir pelo domínio afetivo, inspirar satisfação ao ser agradável. 

No entanto, gostaria de me deter mais profundamente no significado da palavra “Convencer”

Convencer 

Segundo o Dicionário Michaelis, convencer procede do Latim “Convincere” que significa “persuadir com argumentos, razões ou fatos, apresentando provas ou argumentos”, ou ainda “vencer completamente”. Tecnicamente convencer é persuadir por meio de provas lógicas: indutivas (exemplos) ou dedutivas (argumentos). Está ligada, portanto, ao domínio intelectual, a capacidade do vendedor ganhar do cliente em argumentos. 

Neste sentido, denota-se a idéia de que o vendedor está em plena guerra com seu cliente, disputando uma batalha para saber quem vence o duelo, se o vendedor convence (vence em argumentos) o cliente a comprar, ou o cliente vence o vendedor com suas objeções. 

Você pode até convencer seu cliente a comprar, mas se o cliente adquirir algo que ele não necessitada ou que não atenda suas reais expectativas, certamente o cliente vai se sentir manipulado e não comprará novamente de você ou de sua empresa. Ou seja, seu esforço em convencer o cliente pode gerar um aparente lucro, mas que no fundo representará um grande prejuízo a médio prazo à você e sua empresa. 

Portanto, para obter resultados superiores em vendas é preciso influenciar positivamente seu cliente. 

Influenciar 

A persuasão está relacionada à tentativa de manipular as atitudes ou crenças do cliente, enquanto a influência está relacionada ao processo de mudança comportamental do cliente de forma espontânea e natural. 

A diferença entre influência e manipulação, está justamente no contraponto entre ajudar o cliente a conquistar seu objetivo (influência) ou induzir o cliente a comprar algo que não necessitava/desejava (manipulação). 

Segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, “influência” vem do Latim medieval “influentia”, palavra que servia para designar como os astros afetavam o comportamento das pessoas. 

De acordo com o Dicionário Michaelis, influenciar significa “ter ou exercer influência sobre”. Influência é o poder ou ação que alguém exerce sobre outro ou sobre certos fatos ou negócios e está ligada ao prestígio, poder ou ação desencadeada através da autoridade moral. 

A influência, portanto, é uma habilidade que pode ser desenvolvida. 

Portanto, venda mais influenciando positivamente seu cliente, através de uma postura profissional que transmita confiança e segurança. Mantenha o foco de suas energias e esforços em identificar e satisfazer as necessidades do cliente que certamente seus resultados em vendas serão superiores e o mais importante: sustentáveis. 

E você, tem buscado persuadir, convencer ou influenciar seus clientes? Pense nisso! 


Boas vendas e até a próxima. 

 

"Reprodução autorizada desde de que mantida a originalidade do texto, mencionando o autor (Diego Berro), o mini currículo* abaixo e o site: www.palestrantedevendas.com.br em forma de link, e comunicada sua utilização através do e-mail: contato@diegoberro.com.br".

* Diego Berro é consultor e palestrante de vendas. Graduado pela Escola de Adminstração da FGV-RJ com MBA Executivo em Marketing também pela FGV e MBA Executivo Internacional em Marketing pela Universidade da Califórnia, Irvine (EUA). Possui formação em Coaching e é Máster em Programação Neurolinguística. É um dos mais contratados palestrantes do Brasil para ministrar palestra de vendas em convenções e treinamentos.


Veja também:

>> 4 poderosas habilidades de influência em vendas empresariais (B2B).
>> 3 etapas da prospecção de clientes corporativos em grandes contas
>> 5 estratégias de valor para vender mais caro que seus concorrentes
>> 4 formas de avaliar os resultados de um treinamento de vendas
>> Motivação e Genialidade em Vendas
>> Entrevista sobre Persuasão em Vendas - Revista Venda Mais
>> Persuadir, convencer ou influenciar o cliente?
>> 5 papéis exercidos pelos clientes no processo da compra
>> Prospecção de Clientes pela Internet
>> 7 técnicas para utilizar todo o seu poder de persuasão

CLIENTES

 

DIEGO BERRO
Palestrante de Vendas

Tel.: (11)
Tel.: 98772.1462
São Paulo (SP) - Brasil



MAPA DO SITE  
Home
Diego Berro
Palestra de Vendas
Treinamento de Vendas
Artigos Sobre Vendas

Contrate uma Palestra
Loja Virtual
Agenda
Clientes
Parceiros

Café com Vendas
Downloads
Notícias
Imprensa
Vídeos
Galeria de Fotos
Pod Cast
Fale Conosco

Copyright © 2011 - Diego Berro - Todos direitos reservados
Acompanhe
minhas Redes
Sociais
Twitter Palestrante de Vendas Diego Berro LinkedIn Palestrante de Vendas Diego Berro You Tube Palestrante de Vendas Diego Berro Orkut Palestrante de Vendas Diego Berro Facebook Palestrante de Vendas Diego Berro

Reatos Comunicação - Criação de Sites